29 dezembro 2013

Leituras & Opinião: Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...

 
Olá diário hoje vou falar um pouquinho sobre o livro Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída..., esse livro tem um tempo que foi lançado, mas eu achei esses dias na faculdade e ainda não tinha lido. Não sabia do que se tratava a historia no dia que eu peguei emprestando para ler, mas tinha uma ideia.  
 
 
 
O livro traz a história real de Christiane Felscherinow, uma menina que aos 13 anos já tinha entrando no mundo da droga e prostituição. Por ser um história real o livro é narrado pela própria Christiane e durante o decorre da história aparece alguns depoimentos, como o de sua mãe e de pessoas que teve contato com ela.
 
Parte narrada pro Christiane
 
Para me o livro foi muito emocionante. Faz pensar um pouco que mesmo hoje a educação das crianças é dada para escola, muitos pais trabalham tanto que não tem tempo de educar seus filhos.
 
Depoimento da mãe
 
Em uma parte do livro ela conta como foi sua infância tendo que se mudar do interior para a cidade grande (Berlim), lá ela era diferente das outras pessoas e tentava sempre se adaptar, esta incluída em algum grupo. Essa adaptação ao grupo veio através das drogas, naquele ambiente ela era aceita, respeitada e na sua visão ainda de uma criança (12/13 anos) ela tinha achando uma família que se importava e cuidava dela.
 
Foto que tem no livro
 
 
Chistiane tentou algumas vezes com a ajuda da mãe e do pai sair das drogas, mas quando ela achava que já não precisava mais das drogas tinha uma recaída e voltava para o mesmo ambiente.
Capa
 
"A jovem Chistiane nos impõe a imagem das profundezas de sua desgraça. Ela nos permite avaliar melhor a decadência desta sociedade que "os outros" exaltam, sem cessar, a pleno vigor. O testemunho de Chistiane é bem mais eficaz do que o silencio dos reputados institutos de pesquisa. É a razão profunda pela qual este livro extraordinário é, e deveria ser, quase insuportável" (RICHTER, prefácio. p.11)
 
Namorado de Christiane
 
É isso diário esse livro deveria ser lido sempre para que as pessoas pensem um pouco em como esta a sociedade e o que ela esta fazendo pela sua juventude.
 
 
Sobre o livro:
 
Titulo: Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...
Original: Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo
ISBN: 978-85-286-0470-2
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2011
Páginas: 320
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um recado.